Os encantos de um universo inimaginável de conhecimento tomaram conta da Escola Maria Montessori – tanto presencial quanto virtualmente. Era uma vez um lugar com um acervo incrível de livros e inúmeras atividades dentro do Projeto Leitura.

Ao longo dos próximos meses, os alunos conhecerão as mais belas e intrigantes histórias de amores e espantos, de heróis e vilões, de lugares longínquos e de dentro de nós, bichos e gente, de culturas diferentes e do nosso próprio povo. Tudo isso com a ajuda de mais de 4.000 livros dos mais variados gêneros. Entre eles, poemas, contos populares, crônicas, imagens, além de clássicos e lançamentos atuais.

A abertura do Projeto Leitura, com o tema História por Toda a Parte, foi realizada no último sábado, 17/4, em nosso canal no Youtube. No primeiro momento, Tia Mari e Tio Oséias contaram um monte de histórias para as crianças dos Maternais e Jardins. Em seguida, o escritor Jonas Ribeiro tomou conta do pedaço com uma hora de olhares vidrados na tela dos computadores e celulares. E foi muito legal!

“A leitura de textos literários é essencial ao desenvolvimento das habilidades ligadas ao campo artístico-literário e incentiva a socialização e o exercício da empatia, à medida em que permite a experiência com diversos valores, comportamentos, crenças, desejos e conflitos. Ler é, acima de tudo, uma experiência de humanização e sensibilização das crianças”, destaca Iva Oliveira, Coordenadora do Projeto Leitura.

Todo esse enredo nos levará a um final superfeliz e instigante: a Feira Literária Montessoriana. Como o momento não permite a aglomeração de leitores, a Escola Maria Montessori organizará uma exposição on-line para levar as obras até as casas dos alunos - com segurança total e sem perder o encanto da nossa amada FLIM. Claro, com muita interação e diversão. Já estamos contando os dias. E vocês?