No dia 25 de julho, é comemorado o Dia do Escritor!

E, para celebrar esta data, vamos contar a história de uma escritora muito especial para a família Montessori.

Essa é a Alice, aluna do Jardim I H. Está vendo esse livrinho aí? Foi ela quem escreveu. Isso mesmo: aos quatro anos, Alice já lê e coloca no papel as suas ideias.

O motivo da nossa surpresa (e alegria) é que o interesse por linguagem não é muito comum na idade dela. Geralmente, as crianças dessa faixa etária gostam mais de matemática e de materiais concretos. Porém, segundo a professora, Adriana Matos, Alice tem uma conexão especial com os livros:

“Alice é uma aluna muito curiosa e interessada. Ela sempre vai até a estante de livros e pergunta sobre alguns deles. Uma prova é essa história em que desenha alguns objetos e escreve os nomes ao lado”, destaca.

Adriana acredita que o desenvolvimento da menina, também, é resultado do empenho da mãe, a Tyciane Vaz. "Antes de completar 4 anos, Alice já tinha curiosidade em juntar as letrinhas e saber que elas formariam palavras. Por eu ter ficado mais tempo em casa, durante a pandemia, pude acompanhar as aulas on-line e exercitar as atividades com ela”, afirma a mãe de Alice.

Tyciane aproveitou a conversa com a equipe da Escola Maria Montessori para falar sobre a metodologia. :)

"Eu acredito que o método montessoriano tem instrumentos importantes para o avanço da criança. O papel da escola tem sido fundamental nesse processo".

Tudo isso é motivo de orgulho para os pais, para a professora e, claro, para toda a equipe Montessori. Afinal, comemoramos os avanços de todos os alunos.

O nosso papel é estimular esse interesse pelo conhecimento e transformá-lo, sempre, em conquistas que irão fazer toda a diferença no futuro. Isso é ser Montessori.

#educa #educacao #educacaoinfantil #escolainfantil #ensinofundamental #pedagogia #montessori #escola #infancia #professores #professoraporamor
#psicopedagogia #alfabetizacao #aprenderbrincando #criatividade #maternal #ludicidade #educadora #psicologia #psicomotricidade #diadoescritor