Escola Maria Montessori

21 de setembro: Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.
 
“Nesta data tão marcante, é essencial lembrar que o principal objetivo desse dia é conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência, na sociedade. 
 
Para isso, a escola tem grande papel em colaborar com a formação de seres humanos que possam ser conscientes das diferenças, porém, acima disso, que possam conviver com elas de forma mais igualitária.
 
Na nossa escola, temos um método que, por si só, já faz isso ser possível. Afinal, a metodologia montessoriana foi construída a partir do estudo de crianças com deficiência. Maria Montessori propôs alguns princípios para o método. Entre eles, a educação pela paz, pela solidariedade entre os grupos e a convivência em sociedade, o que torna a escola inclusiva em sua base.
 
 Além disso, buscamos promover o atendimento à diversidade, entendo a individualidade de cada aluno, o que torna possível a igualdade de oportunidades, garantindo o acesso, a participação e a aprendizagem de todos. Dinâmicas em sala buscando conversar sobre as diferenças são essenciais, assim como a capacitação do corpo pedagógico. 
 
Por isso, neste dia 21 de setembro, é fundamental lembrarmos que incluir é muito mais que inserir, demandando que sejam oportunizados o aprendizado, o respeito e CONVIVÊNCIA com as diferenças. 
 
A Escola Montessori apoia essa ideia”. ♥?
 
Rayanne Linhares - Psicóloga da Escola Maria Montessori